Sorriso a Sorriso
A AM Experience Group, grupo no qual se insere a marca AM Live, obteve em 2021 a certificação em Sistemas de Gestão Integrado de Qualidade (ISO 9001), Ambiente (ISO 14001), Segurança (ISO 45001) e Eventos Sustentáveis (ISO 20121).
A AM Live, no seu caminho pela sustentabilidade, identificou várias ações que pretendem contribuir para a realização de um espetáculo mais sustentável, a melhoria das condições de todos aqueles que dão vida à Terra do Nunca e a inclusão de todos os que sorriem e sentem a magia dos musicais no gelo.
Para os projetos de 2023, propusemo-nos alinhar os princípios da sustentabilidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU, tendo identificado as áreas abaixo como foco para as ações de sustentabilidade:
- ODS 3. Saúde de Qualidade
- ODS 4. Educação de Qualidade
- ODS 10. Redução das Desigualdades
- ODS 12. Produção e Consumos Sustentáveis
Fique a conhecer abaixo as ações que iremos realizar na preparação e decorrer de toda a temporada do espetáculo O Peter Pan no Gelo.
ODS 3: Saúde de qualidade
Desenvolvimento de ações de formação e de sensibilização à saúde, em contexto de trabalho, nomeadamente:
- Ações de formação e cuidado da voz com médico otorrino e acompanhamento ao longo do projeto
- Workshop de saúde mental e gestão de stress
- Formação de aquecimento e ginástica laboral com formação inicial
- Formação em primeiros socorros.
Promoção de momentos de bem-estar, comunicação e interação entre equipas:
- Pequeno-almoço em conjunto na arena para todos os elementos das equipas em dias de espetáculo
- Convívio final, com balanço do projeto.
Promoção de exercícios de prevenção física e vocal pré e pós espetáculo.
ODS 4: Educação de Qualidade
Estás pronto para voar?
Referência ao seu propósito e relevância na nossa política de comunicação:
- Guião do espetáculo com mensagens e momentos que abordam os direitos das crianças
- Elaboração de materiais didáticos para as escolas, que refletem sobre o tema dos direitos das crianças para preparação em sala de aula antes de assistirem ao espetáculo
- Elaboração de materiais didáticos para as escolas para reflexão e consolidação do propósito do espetáculo, após assistirem ao mesmo.
Recrutamento inclusivo no projeto.
A AM Arena é uma sala adaptada que dispõe de acessos e lugares reservados destinados a pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes.
Realização de duas sessões inclusivas
- Sessão inclusiva com audiodescrição para cegos e amblíopes
- Sessão inclusiva com interpretação em língua gestual portuguesa.
Bilhete sorriso com valor mais acessível em qualquer sessão, com direito a um acompanhante, para:
- Mobilidade reduzida
- Cegos e amblíopes
- Surdos
Ações para tornar todas as ações mais inclusivas:
- Disponibilização de abafadores de ruído
- Quadro de texturas – reconhecimento prévio, por parte de cegos e amblíopes, de figurinos e cenário
- Disponibilização de áudios de reconhecimento prévio dos atores e personagens por parte de cegos e amblíopes, de figurinos e cenário
Oferta de bilhetes a instituições que apoiam crianças em contextos desfavorecidos e outras causas de ação social.
Campanha de recolha de donativos na bilheteira online, a favor da UNICEF.
Pontos de reciclagem em toda a AM Arena, incluindo nos camarins.
Incentivo ao bilhete digital.
Reutilização dos figurinos.
Reutilização e Adaptação de cenários.
Ações de formação e acolhimento sensibilização para a sustentabilidade
Redução de consumos de energia e água, com a utilização de uma única pista de gelo durante todo o projeto
Disponibilidade de fonte de água filtrada, para eliminação de garrafas de plástico nos bastidores arena.
Sensibilização para utilização de garrafas e copos de café reutilizáveis, reduzindo a utilização de consumíveis descartáveis.
Reutilização de estrutura base e lonas da Arena.
Utilização de pilhas recarregáveis nos bastidores da arena.